Notícias

168 anos de Thomas Edison - Curiosidades

Você sabia que Thomas Edison era surdo? Ou que ele já teve um laboratório em um dos vagões de trem que seu pai pegava para trabalhar? E do papel do Brasil na história dele?

O Instituto Edison te mostra as curiosidades que envolveram a vida do inventor na comemoração dos seus 168 anos:

Surdez - Thomas Edison tornou-se surdo durante a adolescência. É certo que ele passou por vários problemas de saúde relacionados ao sistema auditivo quando era criança, mas há quem diga que o cientista ficou surdo por causa de um puxão de orelha ou por ter levado muitas pancadas de um chefe estressado.

 

GE - A General Electric Company, que hoje é uma multinacional de serviços e energia, foi fundada em 1892 pela fusão da companhia energética de Thomas Edison (Edison General Electric) com a Thompson-Houston Company. A fundação da nova empresa foi importante para o inventor, já que ele conseguiu obter direitos sobre várias patentes de concorrentes.

 

Escola - Thomas Edison era um péssimo aluno e colecionava reclamações de seus professores. "O garoto é confuso da cabeça, não consegue aprender", queixava- se o reverendo Engle daquele menino de 8 anos. Edison saiu da escola quando ainda era criança, e já começou a trabalhar no aperfeiçoamento do telégrafo e nunca mais voltou a frequentar uma sala de aula.

 

Laboratório sobre trilhos - Quando tinha 12 anos, Thomas Edison se mudou para Ohio, e acompanhava seu pai no caminho do trabalho que somava 6 horas de percurso. Tempo suficiente para experiências no laboratório que foi instalando a bordo do sacolejante bagageiro do trem, com a cumplicidade do chefe do trem.

 

Brasil - Aos 15 anos Edison trabalhava como telegrafista, além de publicar notícias em um pequeno jornal de sua autoria com as novidades da Guerra de Recessão americana, que vendia por valores acima do mercado que fazia no mesmo bagageiro do trem que guardava seu laboratório. Após quase incendiar o trem, foi expulso do vagão, e resolveu ser telegrafista no Brasil. Com o atraso na partida do navio, desistiu da ideia abandonando dois amigos, que acabaram falecendo de febre amarela aqui.

NEWSLETTER

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES SOBRE O INSTITUTO.

ACOMPANHE-NOS NAS REDES SOCIAIS

(11) 3106 5580